Em tempos remotos da Guerra Fria, a internet surgiu com o nome de Arphanet para manter a comunicação entre bases militares americanas mesmo se o pentágono, centro da inteligência dos EUA, fosse bombardeado com ataque nuclear. A ARPANET foi desenvolvida pela empresa ARPA, visava conectar departamentos de pesquisa. Antes disso já existia uma rede com tal função, porém as informações passavam primeiro pelo pentágono e para desarticular a defesa americana bastava explodir o mesmo, deixando os EUA vulnerável a qualquer ataque da URSS.
Em um sistema de comutação de pacotes, os dados a serem comunicados são divididos em pequenas partes. Essas partes são identificadas de forma a mostrar de onde vieram e para onde devem ir, assim como os cartões-postais no sistema postal. Assim também como os cartões-postais, os pacotes possuem um tamanho máximo, e não são necessariamente confiáveis.Os pacotes são enviados de um computador para outro até alcançarem o seu destino. Se algum deles for perdido, ele poderá ser reenviado pelo emissor original. Para eliminar retransmissões desnecessárias, o destinatário confirma o recebimento dos pacotes.No final dos anos 70, a ARPANET tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado e a mesma adotou o protocolo que é utilizado até hoje o TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol) desenvolvido em UNIX. A maior vantagem do TCP/IP era que ele permitia (o que parecia ser na época) o crescimento praticamente ilimitado da rede, além de ser fácil de implementar em uma variedade de plataformas diferentes de hardware de computador.
No Brasil a internet foi “aberta” para o uso da população a partir de 1995, antes disso era utilizada apenas por instituições acadêmicas, de pesquisa e algumas governamentais e privadas para atividades não-comerciais.
A internet possui milhares de códigos os quais nos viramos para entender e um que deixa bastante curiosidade é o WWW, que temos que colocar em todas a vezes que necessitamos abrir algum site na rede, A World Wide Web (que significa "rede de alcance mundial", em inglês; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é comumente chamado de navegar pela Web. Funcionamento: Visualizar uma página web ou outro recurso disponibilizado normalmente inicia ou ao digitar uma URL no navegador ou seguindo (acessando) uma hiperligação. Primeiramente, a parte da URL referente ao servidor web é separada e transformada em um endereço IP, por um banco de dados da Internet chamado Domain name system(DNS). O navegador estabelece então uma conexão TCP-IP com o servidor web localizado no endereço IP retornado.O próximo passo é o navegador enviar uma requisição HTTP ao servidor para obter o recurso indicado pela parte restante da URL (retirando-se a parte do servidor). No caso de uma página web típica, o texto HTML é recebido e interpretado pelo navegador, que realiza então requisições adicionais para figuras, arquivos de formatação, arquivos de script e outros recursos que fazem parte da página.O navegador então renderiza a página na tela do usuário, assim como descrita pelos arquivos que a compõe. Esses são seu significado e a maneira como funciona o WWW.
Seguindo o desafio incumbido a nós, vamos agora citar 3 operadores boleanos e relatar suas funções:
1º AND (e): É usado para combinar dois conceitos numa busca (pesquisa) ou aprofundamento desta busca na internet. Ex: gripe AND vírus.2º OR (ou): É usado para se fazer uma busca ampla. Pode-se encontrar informações contendo um ou outro termo da busca. Ex: gripe OR vírus.3º NOT (não): É usado para encontrar um único termo numa busca. Ex: vírus NOT gripe.Existem técnicas que facilitam a busca, a pesquisa na internet e existem a técnica de truncamento e a de busca por proximidade. A técnica de truncamento é utilizada para ampliar uma busca e a busca por proximidade é utilizada para aumentar a especificidade da busca. A última questão indagada dessa webgincana foi para definirmos os conceitos abaixo, utilizando todos os recursos entregues a nós, conseguimos com clareza executar a tarefa proposta em sala de aula, a internet realmente auxilia a aprendizagem basta saber utiliza-la!DOMÍNIO: Vem depois do símbolo @ num endereço eletrônico de uma determinada máquina, empresa, instituição ou país. O mundo está dividido em domínios por países.GROUPWARE: Permite que várias pessoas (ou grupo de pessoas) compartilhem e desenvolvam a mesma informação sobre um determinado trabalho ou projeto.TCP/IP: É um conjunto de protocolos Internet. É ele que define como se processam as comunicações entre os vários computadores.Web 2.0: É utilizado para descrever a “segunda geração” da www. Ela oferece diversos serviços on-line, todos interligados. Ex: sites de relacionamento, orkut, blogs entre outros.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário